Foto: Janio Seeger (Diário)
A cheia do Rio Vacacaí, em São Gabriel, já provocou prejuízo de R$ 185 milhões na agricultura e na pecuária do município. O levantamento foi divulgado hoje pelo Sindicato Rural.
Saiba como ajudar famílias que foram atingidas pela chuvarada na Região Central
Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuva em São Gabriel já alcança 400 milímetros (mm) nos últimos três dias. Essa é considera a maior enchente no município dos últimos 20 anos.
A avaliação da quebra na produção agrícola e das perdas de produtividade da pecuária em função das chuvas foi discutida em reunião, ontem, no Sindicato Rural de São Gabriel. Participaram técnicos da Emater, do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), da Secretaria Estadual da Agricultura, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Arrozeiros e prefeitura.
VÍDEOS: em Rosário do Sul, mais de 600 pessoas estão fora de casa
Lavouras de arroz e soja tiveram áreas inundadas e quebra de produção. Na pecuária, o descontrole no manejo do gado também acarreta prejuízos. Outras áreas do agronegócio local, como a ovinocultura, a apicultura e a fruticultura também foram afetadas, além dos prejuízos na infraestrutura viária municipal, com queda de pontilhões e riscos ao escoamento da próxima safra.
O presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, ressalta que a entidade irá pedir que o decreto de situação de emergência, feito pelo prefeito Rossano Gonçalves, seja homologado.